terça-feira, 28 de agosto de 2012

PELA BD DOS OUTROS (3) - A BD DE AETEAROA

Que raio de país é este?!... Pois optamos pelo nome original do seu povo natural, os maoris, muito embora os ingleses tenham imposto (quase) ao mundo o nome de Nova Zelândia. De qualquer modo, ambas as designações, Aetearoa e Nova Zelândia, são oficialmente válidas.
Este território insular da Oceania terá sido pela primeira vez visitado pelos europeus em 1642, pelo holandês Abel J. Tasman. Só a partir de 1768 é que lá chegou o inglês James Cook e... e lá se foi a independência maori.
As línguas oficiais são precisamente o inglês e o maori e, bizarramente, esta monarquia tem como chefe de estado o de um outro país: a rainha Elizabeth II de Inglaterra!
Arte de Damon Keen

Nação de um grato bem estar social, é, também, rica na Cultura e no Desporto.
Pela Banda Desenhada, os primeiros e mais notáveis criadores nasceram ainda nos anos oitocentos: Harry Rountree, Noel Cook e Ted Brodie-Mack.
Mas é pelo passado século XX que nasce uma grande dose de desenhistas neozelandeses ou aetearoanos: Unk White, Neville Colvin, Murray Ball, Clayton Noone, Adrian Raeside, Martin Edmond, Dylan Horrocks, Roger Langridge, Jared Lane, Karl Wills, Damon Keen, Stefan Neville e, de entre outros, o mais famoso e internacional de todos, Colin Wilson.
Este, nasceu em Chrischurch a 31 de Outubro de 1949. Tem obra vastíssima, viveu alguns anos em Londres e actualmente reside na Austrália. Criações suas foram e têm sido publicadas na Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, França, Portugal, etc.
Alguns álbuns de séries como, "Blueberry", "Star Wars", "Major Alvega" e "Tex" fazem parte da sua invejável bibliografia.





Sem comentários:

Enviar um comentário