domingo, 11 de novembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (6) - VINCENT LARCHER E ERIC CASTEL

CHUTANDO AOS QUADRADINHOS COM
VINCENT LARCHER E ERIC CASTEL

Frequentemente o Desporto é tema na Banda Desenhada ou Histórias aos Quadradinhos: atletismo, ténis, boxe, ciclismo, hóquei, hipismo, automobilismo, etc, não esquecendo, obviamente, o futebol. Esta modalidade também foi abordada por nossos desenhistas: Vítor Péon ("João Davus"), Artur Correia ("Era Uma Vez Uma Águia", "Era Uma Vez Um Leão" e "Era Uma Vez Um Dragão"), Eugénio Silva ("Eusébio, o Pantera Negra"), José Garcês ("Zé Miúdo") e Francisco Fernandes ("A História do Marítimo"). Mas "a cereja no topo do bolo" recai, sem qualquer dúvida, nas séries "Vincent Larcher" e "Eric Castel", admiravelmente criadas pelo francês Raymond Reding (1920-1999).
Dado que ambos, Larcher e Castel, são futebolistas, há um certo paralelismo nas duas séries, no entanto, com diferenças marcantes.

VINCENT LARCHER estreou-se a 25 de Junho de 1963, na edição belga da revista "Tintin", contando hoje com sete álbuns, constando que uma oitava aventura nunca tenha sido publicada. Larcher é avançado-centro da Associazione Calcio Milan, vulgo A.C. Milan, e quase sempre as suas proezas desportivas andam misturadas com os ambientes bizarros do esoterismo. Seu grande amigo, é o cientista atlético e mutante, Olympio.
Prancha de Vincent Larcher
Em Portugal, apenas um álbum, "Futebol e Minissaias", quarto álbum da série, foi publicado em 1974 pela Bertrand. A primeira aventura, "Olympio 2004", também foi
publicada entre nós na edição portuguesa da revista "Tintin".

ERIC CASTEL estreou-se a 13 de Fevereiro de 1979 na revista francófona "Super As". Castel iniciou-se no Inter de Milão, com passagem efémera, para logo se tornar vedeta do Futbol Club Barcelona, vulgo Barça. Esta série ficou-se pelos 16 álbuns, mas, bizarramente, nenhuma aventura de Castel foi publicada em Portugal....
Prancha de Eric Castel
Os aspectos envolventes desta série versam o policial e situações sociais, sobretudo no que diz respeito à equipa infantil, "Os Pablitos", que tanto admira Castel.
De notar nestas duas séries, a perfeita arte gráfica de Reding, sabedor da anatomia e do movimento dos atletas, que, aliás, também "retrata" (desenha) nas outras séries desportivas a que se dedicou.
Mas, de Raymond Reding, falaremos em ocasião futura, pois a sua BD "desportiva" é mais vasta e merece bem o entusiasmo de qualquer bom cidadão.
  

2 comentários:

  1. muito interessante
    obrigado

    artur correia
    http://artoon.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, estes dois personagens são mesmo... inesquecíveis.
      Obrigado pela visita.
      Um abraço
      Carlos Rico

      Eliminar