sábado, 22 de dezembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (8) - GARTH

Popular personagem da Banda Desenhada inglesa, Garth nasceu no jornal britânico "Daily Mirrror", na forma de tiras, a 24 de Julho de 1943. Seu criador foi Steve Dowling.
Steve Dowling e Frank Bellamy
Depois de cerca de seis dezenas de aventuras, John Allard substituiu Dowling e logo se seguiu o notável Frank Bellamy. Para a série, foram surgindo outros argumentistas. Pelos desenhistas, vieram depois, Martin Asbury e Huw J. Davies (este, desde 2008).
"The Mask of Atacama" - Garth desenhado por um gigante da BD inglesa: Frank Bellamy
O atlético Garth, sem ser propriamente um super-herói, aproxima-se bastante a este tipo de personagens da Banda Desenhada. Graças ao apoio do seu amigo, o Prof. Lumièreconsegue viajar no tempo, tanto para o passado como para o futuro e até, para outros planetas.
As aventuras de Garth foram, embora não na totalidade, largamente publicadas em Portugal, em "O Mosquito", "Titã", "Mundo de Aventuras", "Selecções do Mundo de Aventuras", "Comix", "Jornal do Cuto", "Condor", etc. E ainda, se não estivermos confundidos, no extinto vespertino lisboeta, "A Capital".
  
Na versão álbum, apenas dois em Portugal, pela extinta editora Futura, em 1982, com capas elaboradas por Augusto Trigo.
Garth na colecção "Antologia da BD Clássica" (edições Futura), com capas de Augusto Trigo
E, até ao momento, nada nos garante que as aventuras de Garth tenham chegado ao fim, pois se foram iniciadas em 1943, terão terminado a 22 de Março de 1997... Porém, toda esta bela série foi reiniciada a 13 de Agosto de 2008, com o grafismo do já citado Huw Davies.
Garth desenhado por Steve Dowling, o seu criador ("O Mosquito" n.º 1196).
De seguida mostramos alguns exemplos da arte de Frank Bellamy:


Garth no "Mundo de Aventuras" nº 436, com capa de Zé Netto
Garth na revista "Comix" nº4, com capa de Carlos Alberto Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário