sábado, 15 de dezembro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (22)


L'OMBRE DE SARAPIS - Com nova gente "ao leme", via Casterman, prossegue a bela e clássica série "Alix", criada por Jacques Martin.
"L'Ombre de Sarapis" é o 31.º tomo, com argumento de François Corteggiani e traço de Marco Venanzi e Mathieu Barthélemy.
Alix e o seu inseparável amigo Enaksão enviados por Júlio César, em missão secreta, a Alexandria (Egipto), onde o filho de César e Cleópatra foi raptado. Toda a intriga está bem construída, onde descobrimos que a própria Cleópatra está metida na conjura anti-Roma que fez "desaparecer" o garoto Cesarion!... Mas o pior é que quem puxa os cordelinhos, é o sinistro Nefrerou, sacerdote ambicioso e cruel do templo dedicado ao deus Sarapis.
Nota curiosa: aqui se insinua um caso amoroso, do príncipe Enak com a bela Isadorajovem da corte de Cleópatra...
O grafismo da obra segue de muito perto a linha de mestre Martin.

SURVIVANTS / 2 - "Survivants, Anomalies Quantiques", é uma entusiasmante série paralela às de "Aldebaran", "Bertelgeuse" e "Antares", criações do brasileiro Leo (aliás, Luís Eduardo Oliveira).
Acontece uma anomalia, ou antes, um desastre no espaço, numa viagem entre a Terra e Aldebaran... Sobrevivem alguns "passageiros" dessa viagem, com nacionalidades diversas.
Vão todos parar a um estranho e desconhecido planeta, onde acontecem encontros bem intrigantes e por vezes até, trágicos.
Série publicada pela Dargaud, a ler sem hesitações!

LE MAL DES ESPRITS - Nos inícios do século XIII, um grupo de marinheiros audazes e aventureiros "descobre" a lendária Atlântida no Atlântico norte... Com ninguém vivo, mas cheia de valorosas relíquias em oiro... Um pouco mais tarde, a Europa é assolada por uma estranha doença, "o Mal dos Espíritos", espécie de peste negra mental que mergulha as vítimas em sofrimentos atrozes.
A sociedade, apavorada, ignorante e supersticiosa, toma atitudes erradas, com a Igreja inventando ordens e ideias pouco dignas. É então que o cavaleiro e nobre Alaric de Rhedae, membro-agente dos Missi Dominicicorajosamente
começa a investigar, sobretudo a morte de um brilhante sábio, acusado de ser um herético cátaro...
"Le Mal des Esprits" é o primeiro tomo da série "Démon", editada pela Soleil.
Tem argumento de Richard D. Nolane e o forte traço de Michel Suro.

LA  BOUCHE D'OMBRE - Com edição Dargaud, "La Bouche d'Ombre", é o segundo e último tomo do Ciclo 2 da série "L'Autre Monde", com argumento de Rodolphe e o deslumbrante grafismo de Florence Magnin.
A proposta, através dos personagens centrais da série (Jan, Abler e Blanche), é uma curiosa visita-travessia pelos infernos que foram inventados consoante os tempos, os povos e as respectivas e fantasistas religiões.
Um tema muito interessante servido pela arte gráfica, tão cativante, da francesa Florence Magnin, que, mais uma vez e pelo seu encanto, toma conta da nossa admiração.

1 comentário:

  1. Olá Carlos
    Este ano vai-se realizar o 2º concurso nacional de Blogues. Estamos a tentar arranjar pelo menos 7 blogues de BD para criar uma categoria própria para Banda Desenhada, já só faltam 3... estão inscritos:
    BD no Sotão
    Leituras do Pedro
    Invicta Indie Arts
    Leituras de BD
    Quadrinhos INK
    Estás interessado em participar? Quanto mais não seja pela visibilidade de uma categoria só para BD?

    Abraço

    ResponderEliminar