quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

QUASE AO TABEFE...

Não é só nos universos da política, do futebol, das televisões, do cinema e teatro, etc, que acontecem broncas e escandaleiras onde quase só falta (às vezes, até há) andarem todos ao sopapo.
Pela Banda Desenhada, em França, deram-se dois casos muito recentemente:
1 - Albert Uderzo pressionou durante muito tempo o seu amigo e colaborador Frédéric Mébarki, para que o substituisse, no traço, no novo álbum (o 35.º) de "Astérix". E Uderzo até ofereceu a Mébarki uma prancha  original do álbum "A Grande Travessia"... 
Didier Conrad
O novo álbum teria texto de Jean-Yves Ferri, traço de Frédéric Mébarki e as cores seriam pelo irmão deste, Thierry Mébarki...
Mas, num repente, Uderzo abdica de Frédéric e põe Didier Conrad a desenhar "Astérix"!...
Frédéric não gostou nada desta punhalada e, vai daí e bem agastado com a uderzeana traição, entregou à casa Millon & Associés, para venda, a dita cuja prancha original. 
Enfim, como se costuma dizer, "amor com amor se paga".
Jean-Yves Ferri, Albert Uderzo e Frédéric Mébarki quando tudo ainda era um mar de rosas.
2 - O outro desaguisado tem a ver com um diferendo entre o Studio Jacobs e as edições Dargaud-Lombard contra as edições Guy Delcourt. Esta editora publicou "La Marque Jacobs - Une Vie en Bande Dessinée", com textos de Rodolphe e grafismo de Louis Alloing.
O pior, no conceito dos queixosos, é que na capa da obra editada pela Delcourt foram utilizadas, sem autorização, personagens desenhadas pelo próprio Edgar-Pierre Jacobs.

Edgar Pierre Jacobs e Louis Alloing 
Questão de birrinha, já que o álbum em questão é uma biografia-homenagem ao grande mestre? Pois sim, pois não... e o tribunal deu razão às edições Delcourt.
De vez em quando sabemos destas "quentes e boas". Ou será tudo uma mera jogada publicitária muito bem cozinhada?... Não, destas duas questões acima citadas, parece que não.
Nas aventuras de Astérix, os tabefes são uma constante...

Francis Blake e Philip Mortimer na filatelia

Sem comentários:

Enviar um comentário