domingo, 6 de janeiro de 2013

EVOCANDO (3)... WILLY VANDERSTEEN

2013: O ANO WILLY VANDERSTEEN

O ano que se iniciou - 2013 - marca o primeiro centenário do nascimento de diversas figuras ligadas à Banda Desenhada, a saber: os norte-americanos Walt Kelly, John Boome (argumentista), Elliot Caplin, Fred Guardineer e Joe Oriolo, o alemão Manfred Schmidt, os romenos Traian Popescu-Tracipone e Eugen Taru, os portugueses Maria Amélia Bárcia (argumentista) e Oskar (aliás, Fernando Óscar Pinto Lobo), os franceses Marc-René Novi, Jean Quimper e Henri Caouissin e, como figura mais famosa entre todos, o belga WILLY VANDERSTEEEN.
Willy Vandersteen (1913-1990)
Nasceu em Antuérpia a 15 de Fevereiro de 1913, tendo como seu nome completo Willebrord Jan Frans Maria Vandersteen. Faleceu em Edegen (Bélgica) a 28 de Agosto de 1990.
Ficou registado como uma das figuras mais representativas da Banda Desenhada flamenga. O próprio Hergé, com quem colaborou, apelidou-o de "o Breugel da Banda Desenhada". Vandersteen, ainda garoto, já desenhava histórias na calçada do bairro onde vivia. Depois, durante a 2.ª Grande Guerra, começou a publicar "umas coisas". E Hergé vem a chamá-lo para a sua equipa da série "Tintin", mantendo Vandersteen a continuação da sua mais famosa série, "Bob et Bobette".
Documentava-se muito e desenhava sempre, primeiro, a lápis. Com um estúdio próprio, veio a formar uma grande equipa de colaboradores/discípulos, tendo alguns destes prosseguido com várias séries que criou. "Thyl Ullenspiegel", foi êxito assim que se publicou. Relata a biografia de um herói lendário da Flandres.
"Thyl Ullenspiegel"
A série "Bessy" é claramente inspirada na famosa cadela Lassie do cinema norte-americano e algumas destas narrativas foram publicadas em português no "Cavaleiro Andante".
Prancha de "Bessy"
 "O Prícipe Riri" (Son Altesse Riri)é uma divertidíssima série de "gags" com um jovem e traquina principezinho. Delirante!
"Son Altesse Riri"
"Robert et Bertrand", "Le Chevalier Rouge" e "Safari", são algumas outras séries, das mais fundamentais, criadas pelo incansável Vandersteen.
   
Todavia, a sua verdadeira coroa de glória é a série "Bob et Bobette", triunfal êxito de inesgotável popularidade, que ele desenhou de 1948 a 1959. 
Depois, foram os seus sucessores que lhe deram e mantêm a continuidade (sem o mesmo encanto, confessemos), pelo que a série já tem mais de três centenas de álbuns(!).
Já deu origem a um filme com actores e em Kalmthout (Bélgica) existe o Museu de Bob e Bobette.
O 320.º álbum da série Bob et Bobette,
o mais recente da série.
Nesta popular série, para além dos corajosos miúdos Bob Bobette, englobam-se também outros personagens bem pândegos, como Monsieur Lambique, a tia Sidonie, Prof. Barabas e o atlético Jérôme.
Em 1950, estreou-se em Portugal na revista "Diabrete": era (e é) uma das mais conseguidas narrativas, "Le Fantôme Espagnol", que entre nós se chamou "O Mistério do Quadro Flamengo".
"O Mistério do Quadro Flamengo" (Diabrete, 1950)

Em 1954, o "Mundo de Aventuras" publicou "A Corneta Mágica" (La Trompette Magique) e, mais tarde, o suplemento "Nau Catrineta" (do matutino "Diário de Notícias") publicou "Pepita, a Égua Doirada" (Le Cheval d'Or) e "O Mistério dos Discos Voadores" (Les Martiens Sont-Là).
"A Corneta Mágica" (Mundo de Aventuras, 1954)
Há pouco tempo, as edições Bonecos Rebeldes publicaram finalmente dois álbuns: "O Paraíso dos Cães" e "A Dama de Oiros", que, no entanto, não são dos mais felizes da série. Deveria ter começado por qualquer dos títulos que entre nós se publicaram semanalmente... Mas há outros (inéditos entre nós) com muita força na sua comicidade, como por exemplo: "Le Poignard d'Or", "Le Gladiateur Mystère", "Le Casque Tartare", "Le Tombe Hindoue" ou "La Clef de Bronze"...
Dois reparos ainda: na versão álbum de "Les Martiens Sont-Là", foram eliminadas algumas sequências soltas que figuravam na versão original publicada na revista "Tintin".
Em "Le Cheval d'Or", as cenas "baléticas" de Pepita e o Sr. Lambique terminando com uma maravilhosa e vitoriosa espargata, são um verdadeiro e pândego achado.
"Le Cheval d'Or", o centésimo álbum da série Bob et Bobette
Repetimos: neste 2013, comemora-se o primeiro centenário do nascimento de mestre Willy Vandersteen. Festejemo-lo pois, que bem o merece!




"Le Fântome Espagnol", que em português se chamou "O Mistério do Quadro Flamengo"

Museu de Bob e Bobette, em Kalmthout (Bélgica)

Mural numa rua de Bruxelas que homenageia as personagens de Vandersteen

Sem comentários:

Enviar um comentário