sexta-feira, 10 de maio de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (32)

GUYANACAPAC - Com edição Dargaud, "Guyanacapac", é o quarto e último tomo da série "Long John Silver", elaborada por Xavier Dorison e Mathieu Laffray, numa espectacular viagem aos tempos da flibusta, com uma visão muito peculiar sobre os últimos tempos e última aventura do famoso pirata Long John Silver, personagem imaginado por Robert Louis Stevenson no seu célebre romance "A Ilha do Tesoiro".
Para além de certas ideias versando indicações filosóficas e esotéricas no argumento, são de notabilizar alguns momentos soberbos e espectaculares no grafismo de Mathieu Lasffray.

EDIÇÕES MOURA BD 2013 - Três edições patrocinadas pela Câmara Municipal de Moura, foram lançadas no salão Moura BD 2013, a saber:
JOAQUIM COSTA - POETA DE MOURA, por Carlos Rico, em homenagem ao poeta local Joaquim Costa, cujo primeiro centenário do seu nascimento se comemora precisamente este ano.
EROS UMA VEZ... O HUMORISTA ZÉ MANEL, por Osvaldo M. de Sousa. Extraordinário tomo biográfico (vida e obra) de Zé Manel, grandioso humorista, caricaturista e, às vezes, desenhista BD, que foi homenageado ao vivo neste Salão, tendo recebido o troféu "Balanito Especial".
CADERNOS MOURA BD (n.º 9) - Versão integral de "O Cabo das Tormentas" por Vassalo de Miranda, que foi o homenageado nacional, recebendo o troféu "Balanito de Honra". Esta épica narrativa da nossa História foi inicialmente publicada em 1989 no "Jornal do Exército". Merecia o álbum e ele aí está. 
Os interessados nestas obras deverão contactar a Câmara Municipal de Moura (telef. 285 250 400) ou enviar e-mail para: carlos.rico@cm-moura.pt


A COBRA - Tem edição NetCom2 Editorial. Trata-se do segundo e penúltimo tomo da série "Keos", da autoria de mestre Jacques Martin e com o precioso grafismo de Jean Pleyers. E vale bem a pena viajar por aqui, pelos mistérios, lendas e vivências do sedutor Antigo Egipto. E, claro, admirar a arte de Pleyres!


HENRICK - Com edição Delcourt, "Henrick", é o segundo tomo da série "Le Royaume de la Borée", com argumento de Jean Raspail e arte de Jacques Terpant.
A ideia é curiosa e a arte de Terpant tem o seu encanto, mas no todo, o tomo torna-se um tanto bocejante, o que não significa porém, que seja uma obra medíocre.

TAMOS TRAMADOS - O cartunista e banda desenhista Mário Teixeira lança o seu primeiro trabalho no mercado com título muito apropriado aos tempos que correm. Com um humor corrosivo e acutilante, Mário Teixeira mistura cartunes com bandas desenhadas curtas, conseguindo um equilíbrio agradável em todo o álbum. Com edição de autor, os pedidos podem ser feitos para o seguinte e-mail: m.tex@hotmail.com

2 comentários:

  1. Carlos, obrigadinho por mais uma divulgação! Justa homenagem ao Zé Manel, artista maior!

    ResponderEliminar
  2. Justa homenagem ao Zé Manel e justa divulgação ao teu trabalho.
    Um grande abraço.
    Carlos Rico

    ResponderEliminar