domingo, 1 de setembro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (37)

TERRA AUSTRALIS - Digamos que é uma monumental edição, pois comporta 508 páginas!... Um triunfo épico editado pela Glénat.
Com todas as pranchas a preto-e-branco, esta obra de aturada e corajosa elaboração (durou quatro anos até ser concluída), é da autoria de L.F. Bollée e Philippe Nicloux.
Sem "paninhos quentes", narra a instalação e ocupação imperialista dos ingleses na misteriosa Austrália, antes que os rivais holandeses e franceses disso fizessem uso. Em teoria, os primeiros europeus a chegar à Austrália, teriam sido os portugueses, especialmente Cristóvão de Mendonça em 1522 e Gomes de Sequeira em 1525... mas o Reino de Portugal, muito ávido nas especiarias, não ligou ao assunto. E zás! Logo os holandeses, os franceses e os ingleses se meteram à cobiça deste novo e vasto território. Impuseram-se os ingleses, com muitas e cruéis veleidades aplicadas na confirmação desta sua prepotência. É esse registo que narra, com todo o vigor, este belo e dramático álbum, "Terra Australis".

 
TOUR DE GÉNIE - É o 44.º álbum da série "Léonard", sob edição Lombard e com autoria de De Groot (argumento) e Turk (arte gráfica).
Até onde irão as hilariantes paranóias das invenções do sábio Léonard, sempre tão caprichoso e tão sádico para com o seu discípulo Basile?
Pois desta vez, Léonard, inventa a "volta à França em bicicleta", com tudo o que o ciclismo, que também agora inventa, pode englobar. É a loucura!... 
E claro, Basile é a forçada cobaia para todos os procedimentos, ante as divertidas observações do astuto gato Raoul e a participação neutra da cozinheira Mathurine (a ratinha Bernardette, desta vez, tem uma fugaz aparição).
Nesta obra, incluem-se ainda sete histórias muito curtas. Um álbum para ler e nos divertir.

EXODE - De há uns tempos a esta parte, os lendários vampiros humanos tornaram-se moda, no Cinema, na Televisão e na Banda Desenhada. Assim, os espanhóis David Muñoz (argumentista) e Manuel Garcia (no traço), encetaram a série "La Terre des Vampires", cujo primeiro tomo, "Exode", acaba de ser editado em França pela Les Humanoïdes Associés.
Ponto de partida (por acaso em Barcelona): de repente, o dia quase desaparece e tudo parece noite. A humanidade vai desaparecendo e os vampiros, sempre sedentos de sangue, dominam a Terra (pelo menos a Europa)... Quatro crianças e uma jovem que se vê forçada a zelar por elas, enfrentam este terrível pesadelo sobre a terra dos vampiros...

EN MODE COOL - Já conhecíamos a irresistível série "L'Èlève Ducobu", criação de Godi e Zidrou, contando as artimanhas de desastrosas consequências do cábula Ducobu, pelas Éditions du Lombard.
Mas, entretanto, uma editora concorrente, a Bamboo, ia publicando a pândega série "Les Profs" (já com 15 álbuns) por Erroc e Mauricet, donde uma recente longa-metragem, onde um digno concorrente de Ducobu aparece: é o cábula Thierry Boulard.
Impagável, a sua popularidade foi subindo a tal ponto que agora tem a sua própria série, "Boulard", cujo primeiro tomo tem por título, "En Mode Cool".
Embora parecidas, dado ao tema e ao estilo, são porém séries paralelas e, a nosso ver, séries que se complementam. Divertidíssimas, uma e outra série!

NEW  YORK - É o segundo tomo da estranha série "Black Stone", sob edição Glénat, com argumento de Corbeyran, traço de Éric Chabbert e cores de Luca Malisan.
Uma misteriosa "pedra negra" inquieta muita gente. E provoca situações bem insólitas...Como se cita na contracapa do álbum: "A magia provoca a ambição. A ambição provoca as trevas". Inquietante, não é?
A série vai continuar com o seu misterioso enredo e o belo grafismo de Chabbert.

Sem comentários:

Enviar um comentário