quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (41)

SIN PIEDAD - Edição Lombard. Autor: Joachim Diaz. "Sin Piedad" é o primeiro tomo da série "Harden". Sufocante, avassalador e belo, quanto baste.
Ismael alistou-se no exército norte-americano para fugir à violência dos gangs  de Los Angeles. De regresso ao seu país, ele procura fugir. Fugir da vida do gueto. Fugir das suas suas recordações no Iraque. E fugir do monstro que parece roer a sua consciência, desde Bagdad. É um monstro que lhe confere uma força sobre-humana, alimentada apenas pela sua raiva...

 
ARDÍNIA E D. TEDON - Edição Quartzo. Este é o segundo álbum da autoria do jovem Pedro Emanuel, residente na cidade de Viseu. Com notória melhoria da sua arte gráfica em relação ao primeiro álbum ("O Magriço"), o argumento baseia-se numa lenda medieval da região do Tabuaço, contando uma história de amor, quase impossível, da bela moira Ardínia e do cavaleiro cristão D. Tedon.
Continua, Pedro Emanuel!

 
ORPHELIN D'ANTARCIE - Edição Les Humanoïdes Associés. Argumento de Alain Paris, arte gráfica de Val (aliás, Valérian Taramon) e capa de Christian Hojgaard.
"Orphelin d'Antarcie" é o primeiro tomo da série "Jaemon", que irá até ao quarto álbum. O grafismo de Val é muito interessante, mas o argumento de Alain Paris, quase macbetheano, é mais sedutor: "Doze mil anos antes da nossa Era... Sobre o continente antárctico, livre dos gelos, dilatava-se uma grande civilização sob um clima propício... E então, chegou Jaemon, bastardo do rei de Antarcie, que trazia com ele a marca dos antigos Atlantes...".

LES SACRIFIÉS - Edição Lombard. Autores: Jean Dufaux (argumento) e Yacine Elghorri (arte gráfica). Primeiro tomo da trilogia "Medina".
Uma narrativa trepidante, com beleza e elegância gráfica. O tema? Este localiza-se num futuro da Terra, com políticas e situações completamente mudadas, pois o Apocalipse já terá talvez acontecido... A cidade de Medina tornou-se no derradeiro bastião da Humanidade em luta contra os Drax, aterradoras e infecciosas criaturas de pesadelo. Conseguirão os humanos controlar e vencer essa pavorosa espécie?

L'ENFANT STALINE - Edição Casterman. Segundo a série "Lefranc" criada por Jacques Martin, Thierry Robberecht e Régrig, apresentam-nos agora o 24.º tomo, "L'Enfant Staline".
Na então União Soviética, algumas poderosas figuras tentam clonar o ditador José Estaline numa criança devidamente escolhida. Assim, quando o ditador morresse, este acabaria por continuar através do seu clone. Ideia um tanto absurda, numa rocambolesca narrativa em que Guy Lefranc se vai ver envolvido e tentar salvar o jovem que está a ser manipulado com "avançadas tecnologias".
O argumento, embora débil, suporta-se. O grafismo trai bastante o traço de mestre Martin.

Sem comentários:

Enviar um comentário