terça-feira, 29 de outubro de 2013

PELA BD DOS OUTROS (9) - A BD DA CROÁCIA

Localização da Croácia na Europa
A Croácia é o 28.º país da União Europeia, onde se integrou oficialmente a 1 de Julho de 2013. República situada na região mais conflituosa da Europa, os Balcãs, tem por capital Zagreb. 
Desejando aderir ao Euro, mantém por enquanto como moeda, o kuna. O idioma oficial é o croata e a principal fonte de receita o turismo, para além de outras indústrias. Com uma História rica, cheia de altos e baixos, o actual estado tornou-se independente (mais uma vez) a 8 de Outubro de 1991, após o desmembramento da Federação da Jugoslávia.
Nação  com alta força cultural em diversas vertentes, também aqui consta a sua notável Banda Desenhada. Os seus principais valores são:

ANDRIJA MAUROVIC (1901-1981), considerado o "pai da Banda Desenhada Croata". Viveu alguns anos juvenis na Polónia. Ilustrador e caricaturista, criou a sua primeira banda desenhada em 1935, que foi publicada num jornal de Zagreb. Adaptou obras literárias de Jack London, Leon Tolstoi, H.G.Wells, etc. 
Várias criações suas foram publicadas noutros países.
Arte de Andrija Maurovic

ZARKO BEKER, nascido em 1936. 
Deixou incompleto o seu curso de Arquitectura para se dedicar à Banda Desenhada. Abandonou esta Arte em 1956 para se dedicar ao Cinema de Animação, mas alguns anos depois, regressou à BD.
Arte de Zarko Beker

DAMIR ZITKO. Não temos algum dado biográfico sobre este desenhista, excepto que elaborou primorosamente para a francesa Éditions Delcourt, quatro álbuns da série "A Bíblia".
"A Bíblia", por Damir Zitko

DANIJEL  ZEZELJ, nascido em 1966. Foi editado em diversos países dos estados da ex-Jugoslávia, em Inglaterra, Suíça, França, Itália, Bulgária, Holanda e Estados Unidos. Viveu alguns anos em Londres, depois em Itália e por fim, em 1995, foi residir para os Estados Unidos, onde mantém assídua colaboração para a DC Comics.
Arte a preto e branco de Danijel Zezelj


DARKO MACAN, nascido em 1966. Estudou História e Arqueologia. Cedo começou a sua intensa actividade como desenhista e, algumas vezes até, como argumentista.  
Sob o pseudónimo de Cecile Quintal, escreveu ensaios sobre a Banda Desenhada. 
Nos Estados Unidos, há colaboração sua para a Disney e para a Marvel.
Arte de Darko Macan


GORAN SUDZUKA, nascido a 1 de Janeiro de 1969. Em 1989 começou a trabalhar para o estúdio de animação Zagreb-Film e iniciou a publicação das suas primeiras bandas desenhadas. Para além da sua Croácia, também
tem trabalhos seus editados na Alemanha, França e Estados Unidos, onde chegou a receber o Prémio Russ Manning pela série "Outlaw Nation", em parceria com Jamie Delan.
Arte de Goran Sudzuka


E temos por fim, IGOR KORDEY, que é talvez o mais célebre e mais internacional dos desenhistas croatas. Após uma carreira marcante no seu país e já com trabalhos seus editados em França ("Diosamante", etc), resolveu ir correr mundo e encontrar (e praticar) novas experiências... Começou pelo Canadá e a seguir integra-se com trabalhos de vulto nos Estados Unidos (sobretudo para a Marvel). Por volta de 2006, tornou ao mundo franco-belga da BD, onde mantém assídua actividade criativa em especial para as Éditions Delcourt ("Empire", "L'Histoire Secrète", etc).
Prancha de Igor Kordey ("Les Miserables") 
 

Muitos outros valores existem na Banda Desenhada da Croácia, mas aqui, focamos apenas os seus "sete magníficos"...

Sem comentários:

Enviar um comentário