sábado, 7 de dezembro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (44)

LA PERNICIEUSE VERTU - Edição Delcourt. Argumento de Alejandro Jodorowsky, traço de Theo (aliás, Theo Caneschi) e cores de Florent Bossard. "La Pernicieuse Vertu" é o tão aguardado terceiro tomo da série "Le Pape Terrible".
Júlio II, o "Papa Terrível", marcou bem a sua passagem pelo Vaticano, tanto pelo seu magnífico mecenato para o notável engrandecimento artístico da capital do catolicismo como pela vida escabrosa que levou, através de desbragadas sexualidades e por assassinatos que mandou executar. Nisto, ultrapassou nos seus caprichos, o papa Alexandre VI (da sinistra família Bórgia).
Júlio II (Giuliano Della Rovere) tinha uma imaginação diabólica e, o que desejava... conseguia: vitórias guerreiras, tesoiros para os cofres da Santa Sé e exageradas paranóias sexuais. Segundo este argumento do tão controverso Jodorowsky, Júlio II terá ido para a cama, em simultâneo, com os seus pintores tão protegidos, mas que se detestavam: Miguel Ângelo e Rafael!...
Episódio histórico ou especulado? De qualquer modo, as editoras-BD portuguesas têm-se acobardado à beatice e nenhuma ainda apostou nesta série de peso.

RETOUR AU CONGO - Edição Glénat. Argumento de Yves H. e arte gráfica  de Hermann. Segundo a editora, "Retour au Congo", é uma homenagem de Hermann às grandes narrativas de aventuras da idade de oiro  da banda desenhada franco-belga. E é um gesto conseguido!
Claro que nos leva, nos subentendidos, à obra de Hergé e, muito especialmente, a "Tintin no Congo". De certo modo "camuflados", lá estão Tintin e o próprio Hergé e até, os Dupondt e uma possível Bianca Castafiore.
Um álbum delicioso e bem conseguido, pela dupla de pai Hermann e filho Yves. 
A ler!

 
HIT AND RUN - Edição Lombard. Com argumento de Jean-Cristophe Derrien e traço de Simon Van Liemt, "Hit and Run" é o quarto tomo da série "Poker", fechando assim o "primeiro ciclo" desta mesma série.
O jovem Mark Middleton está a chegar ao fim da sua arriscada busca para  descobrir a verdade sobre o assassinato de seus pais. E conta, então, fazer a sua justiça pessoal. O desafio joga-se contra uma poderosa equipa de jogadores de póquer... Porém, a conclusão é inesperada!

 
ANTARES/5 - Edição Dargaud. Autor: Leo.
Uma ousada equipa chega ao desconhecido planeta Antares 4. Foi daqui que se projectou um poderoso e estranho foco luminoso que terá raptado a filha de Kim Keller. Os enigmas e os perigos vão adensar-se, com a agravante de Jedediah Thorton, um fanático religioso, estar constantemente a contradizer tudo e todos, chegando a pôr em risco as vidas do resto da equipa.
"Antares" é uma entusiamante série de ficção-científica.

LES DIEUX SEULS LE SAVENT - Edição Lombard. Argumento de Thomas Mosdi e  arte gráfica de David Cerqueira.
É o segundo tomo da série "Minas Taurus", onde humanos e deuses (da Mitologia Grega) se entrechocam. As falhas e as coragens dos humanos em confronto com os caprichos pressupostamente divinos. O jovem soldado espartano Minas, uma vez que matou uma sacerdotisa da deusa Atena, perdeu a memória. Condenado à solidão e a um certo nomadismo, para expiar o seu crime e recuperar-se, deve salvar vidas inocentes. Quantas? Só os deuses o sabem...

Sem comentários:

Enviar um comentário