terça-feira, 28 de outubro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (61)

LOGICOMIX - Edição Gradiva. Argumento de Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriu, traço de Alecos Papadatos e cores da francesa e esposa de Alecos, Annie Di Donna. E um belo e elucidativo prefácio pelo Prof. Jorge Buescu da Faculdade de Ciências da Univesidade de Lisboa.
A Matemática, tradicional pavor de uma larga maioria de estudantes... (Ah, recordo bem o pândego conto de Arkadi Averchenko, "Maldita Matemática!", editado há anos na Colecção Mosaico da Fomento de Publicações, Ldª). Pois é por aqui que quase começa esta história de "Logicomix, Uma Busca Épica da Verdade".
Há a Matemática, a Lógica, a Filosofia, a política pacifista de Bertrand Russell (1872-1970) e deste, as suas inquietações, as suas investigações, as suas conclusões, etc, etc. Com Russell, uma maravilhosa viagem pelas ideias e discussões e dogmas (talvez) através dos tempos. Curioso: os quatro principais criadores desta densa e entusiasmante obra (são mais de 300 páginas), lá estão também como personagens.
O texto é sempre aliciante e o grafismo leve e belo, por vezes, com um toque de humor. E ante o nosso caloroso e merecido aplauso por esta novela gráfica, é caso para se dizer que chegaram os gregos. E chegaram em força com os argumentistas Doxiadis e Papadimitriou e o desenhista Alecos Papadatos!
Enfim, uma obra da 9.ª Arte para ler e admirar.


LA SÉDITION NIKA - Edição Lombard. Argumento de Romain Sardou e grafismo do jovem brasileiro Carlos Rafael Duarte. 
"La Sédition Nika", episódio baseado num facto real e histórico, é o primeiro tomo da série "Maxence".
Enquanto o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, se esboroava irremediavelmente, o Império Romano do Oriente (ou Bizantino), com sede na grandiosa Constantinopla (ex-Bizâncio e, mais tarde sob o domínio turco, como Istambul), crescia e impunha-se. Dirigia este império Justiniano I, com as prepotências de sua esposa, a maquiavélica e devassa Teodora. Nesta série, entra agora Maxence, personagem fictícia... A miséria do povo e os exagerados impostos acirram ferozmente as rivalidades entre os partidos (clubes ?!...) "Os Verdes" e "Os Azúis". E estoirou  uma sanguinária revolta, a de Nika... O bravo e atento Maxence, com enigmáticas aproximações a Teodora, actua de um modo estranho e corajoso, de forma a que os inimigos de Justiniano não o destronem e executem Teodora...
Notas curiosas: Romain Sardou (filho do notável cantor Michel Sardou), sendo romancista, agora se estreia como argumentista de BD. Por sua vez, o desenhista brasileiro Carlos Rafael Duarte, com trabalhos seus no Brasil e nos Estados Unidos, lecciona esta Arte no Rio de Janeiro (onde reside) e estreia-se agora pela BD europeia. Aplausos para ambos!


LA TERRE PROMISE - Edição Casterman. Autor: Denis Bajram.
Com momentos gráficos espectaculares, "La Terre Promise" é o segundo tomo da série de ficção "Universal War Two".
Numa situação bem inqietante pelo Universo, tudo é um pesadelo e tudo se anuncia para um aniquilamento de povos e de planetas. Misteriosas forças, numa pavorosa acção de destruição, não encontram quem as trave de tal programação impiedosa. Mas, mesmo assim, a temerária e inconformada jovem Théa, talvez seja capaz de evitar a hecatombe total...


LA DONATION KONSTANTIN - Edição Dargaud. Autor: Olivier Berlion.
"La Donation Konstantin" é o sétimo tomo da série "Tony Corso", um detective privado ao serviço do "jet-set", que assim se explica: "Se o dinheiro não traz a felicidade, não há dúvida, que ele faz a minha".
E desta vez, ele vai resolver ou tentar resolver, um escabroso enigma que, localizado na Grécia, vai também envolver os misteriosos monges ortodoxos, sempre tão fechados e selectivos em si próprios...

Sem comentários:

Enviar um comentário