sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

HERÓIS INESQUECÍVEIS (34) - THE FLASH

Em Janeiro de 1940, com o aparecimento pela DC Comics da revista "Flash Comics", com argumento de Gardner Fox e grafismo de Harry Lampert, surgiu pela primeira vez o herói ou super-herói "The Flash" (O Raio ou O Relâmpago).
Mantendo-se ainda vivo e activo, talvez se possa afirmar que Flash não se resume a um único, mas sim a uma "dinastia", pois eles sucedem-se e, às vezes, até se encontram. Pelo menos, constam quatro e apenas o segundo morre em acção na aventura "Crisis on Infinite Earths".
O primeiro Flash foi Jay Garrick, um jovem químico que, por um acidente no laboratório, ganha altos poderes, sendo o mais notável, a sua imbatível rapidez, chegando a ultrapassar a do Super-Homem. 
A primeira aparição de Flash, na revista
"Flash Comics" (Janeiro de 1940), com a

indumentária azul e vermelha. 
Tomando consciência desses seus poderes, assume-se como um implacável justiceiro contra o crime organizado. Seguindo as "regras do jogo" neste tipo de aventuras, ele tem também indumentária específica, acontecendo que esta também vai sendo um tanto modificada com o evoluir dos tempos e dos Flash sucessores.
Em 1949, Flash/Jay Garrick retira-se, embora ainda venham a surgir acções suas até 1951.
Em 1956, surge o segundo Flash, ou seja, Barry Allen. A fantasia dos autores inventa duas Terras e logo, cada uma tem o seu Flash, que por vezes se encontram e até se tornam amigos. Este segundo Flash tem Robert Kanighter e John Broome como argumentistas e, no traço, Carmine Infantino. O personagem tem agora mais um poder: consegue atravessar a matéria sólida. 
Em 1985, "morre" heroicamente na aventura "Crisis on Infinite Earths". No entanto, em 2009, ele "ressuscita", sob argumento de Geoff Johns e traço de Ethan Van Sciver. Porém, o seu sobrinho Wally West, que já tivera as suas aparições e que começou por ser tratado como Kid Flash, vem a assumir-se como o terceiro Flash. Teoricamente, é o único que casa e se torna pai de dois gémeos, pelo que ,com a família, se afasta para uma dimensão desconhecida...  Claro que não é um afastamento definitivo!
Nesta balbúrdia dos Flash, que aparecem, desaparecem e reaparecem, há que contar com o quarto, Bart Allen, neto de Barry Allen...
Pelos caminhos e descaminhos dos Flash, este super-herói pertence à "Liga da Justiça", ao lado de Aquaman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Super-Homem, Homem-Morcego e Cyborg.
Na construção das aventuras em papel, há outros nomes que participaram como argumentistas (Frank Robbins, Len Wein, Mike Friedrich, Cary Bates e Mark Waid) e na ilustração (Gil Kane, Ross Andru, Irv Novick, George Perez, Paul Ryan, Scott Kollins, etc).
No início dos anos 90, foi realizado um seriado para a Televisão por Danny Bilson e Paul De Meo, com o actor John Wesley Shipp no protagonista.
Em 2013, Shawn Shaman realizou uma curta-metragem com Jordan Webb como Flash.
Em 2014, surge o seriado (estreado há poucos dias na nossa RTP), com realização de David Nutter e Jesse Warn, tendo  o actor Grant Gustin como Flash/ Barry Allen (que já participara assim em dois episódios do seriado "Arrow").
Trailer da série "The Flash", estreada há poucos dias na RTP1

Ainda em 2004, em ocasional episódio do seriado "Smallville", Flash foi interpretado por Kyle Gallner.
Para os ecrãs, grande ou pequeno, ao que parece, Grant Gustin será o Flash por largo tempo.
E por aqui se fica, de um modo necessariamente resumido, a evocação do super-herói Flash, que não é um, mas... quatro.
LB

O primeiro Flash, com um uniforme inspirado nas representações clássicas
de Mercúrio, o mensageiro dos deuses.



O primeiro episódio de uma série animada de Flash, estreada em 1967

A "Justice League of America":
Aquaman, Green Lantern, Wonder Woman, Superman, Batman, Flash e Cyborg

Os 4 actores que encarnaram "Flash": John Wesley Shipp, Kyle Gallner, Jordan Webb e Grant Gustin

Sem comentários:

Enviar um comentário