segunda-feira, 25 de maio de 2015

UMA OBRA... VÁRIOS ESTILOS (2) - AS MINAS DO REI SALOMÃO

Descendente de uma família dinamarquesa, Henry Rider Haggard, nasceu em Inglaterra a 22 de Junho de 1856, onde faleceu a 14 de Maio de 1925.
De 1875 a 1882, viveu na África do Sul, onde exerceu cargos de cariz político. Mas foi sobretudo um notável romancista, de cuja obra se salientam alguns títulos: “She”, “Cleópatra”, “Nada the Lily”, “Ayesha”, “As Aventuras de Allan Quatermain, “A Filha de Montezuma”, “O Anel da Rainha de Sabá”, etc, tendo como “cereja no topo do bolo”, o admirável romance “As Minas do Rei Salomão”, com primeira publicação em 1885.
Esta obra teve (e terá?) várias adaptações, muito bem aldrabadas, diga-se em boa verdade, ao Cinema e à Televisão.
Com correcto rigor, a Banda Desenhada também tem adaptações diversas  deste romance de aventuras. Destas, salientamos as três mais dignas de aplausos.

HENRY C. KIEFER adaptou para a série anglófona “Classics Illustrated“ #97, "As Minas do Rei salomão" (depois publicada em português no Brasil na colecção da EBAL, “Edição Maravilhosa” #85).
"As Minas do Rei Salomão", por Henry C. Kiefer (in "Edição Maravilhosa" #85, EBAL, 1954)

Porém, em beleza gráfica e de melhor fidelidade à obra original, ombro a ombro, registam-se as criações do argentino José Luís Salinas e do português Fernando Bento.
JOSÉ LUIS SALINAS, o mesmo que desenhou “Cisco Kid”, tem uma bela versão em álbum, editada em Espanha em 1982, pela Totem Comics na “Coleccion Grandes Maestros”.
"Las Minas del Rey Salomón", por José Luiz Salinas (Edição "Totem Comics", 1982)

FERNANDO BENTO, numa admirável criação que incompreensivelmente ainda não existe em álbum, publicou no “Diabrete”, do #716 ao #817 (1950-1951), a sua versão com o seu atento e elegante estilo. Um encanto que um bom e honesto bedéfilo não se cansará de reler (ou descobrir)... no “Diabrete”, claro.
"As Minas de Salomão", por Fernando Bento (in "Diabrete" #716 a #817, 1950-51)

Já este post havia sido editado, quando descobrimos mais alguns desenhistas ante este mesmo tema. Um deles foi o espanhol Angel Pardo (1924-1995), que elaborou o #156 da série “Joyas Literarias Juveniles”, sob edição Bruguera.
"Las MInas del Rey Salomón", por Angel Pardo (in "Joyas Literarias Juveniles" #156, Ed. Bruguera)

Uma nota também para os Estúdios Disney que, sem surpresa, também já adaptaram esta obra. Por curiosidade, deixamos aqui apenas duas capas (com pouca resolução, infelizmente) das quais desconhecemos os autores.
Capas de "Tio Patinhas e as Minas do Rei Salomão", por Walt Disney (editora Abril - Brasil)

Por último, descobrimos neste excelente blogue uma versão inédita, desenhada por Frank Bellamy, projectada para a revista Eagle mas que não chegou a ser publicada.
"King Solomon's Mines", por Frank Bellamy (inédito)

Rodapé:
1 - O nosso Eça de Queiroz traduziu tão admiravelmente esta obra, que alguns “tontos” se atreveram a exagerar e a especular que “As Minas do Rei Salomão” era da autoria de Eça e não de Haggard!...
2 - O Cinema e a Televisão, de um modo mais ou menos espalhafatoso, fizeram adaptações em 1937, 1950, 1985 e 2004, para além de uma versão inglesa em Cinema de Animação em 1986.

Registamos o nosso agradecimento pelo apoio prestado por Carlos Gonçalves.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário