sexta-feira, 31 de julho de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS (77)

TUNGSTÉNIO - Edição Polvo. Autor: Marcello Quintanilha.
Pela série de nove álbuns Sept Balles Pour Oxford (ed. Lombard), já conhecíamos o traço firme do jovem brasileiro Marcello Quintanilha (residente em Barcelona). Depois, tivemos o prazer de o conhecer pessoalmente nos primeiros dias do Festival BD de Beja deste ano. Aqui foi então lançado e apresentado ao bedéfilo português o álbum “Tungsténio”, publicado no Brasil em 2014 e, neste ano que decorre, com edições em Portugal, Espanha e França.
É uma obra forte, amarga, marcadamente realista e com alguns laivos de romantismo. Os três temas que se entrelaçam estão admiravelmente marcados na força do preto-e-branco, pelo traço belo e feroz de Quintanilha.
O nosso aplauso pleno!

LE GÉNIE CRÈVE L’ÉCRAN - Edição Lombard. Argumento de De Groot e arte de Turk.
Este tomo é o 46.º álbum da impagável e tão divertida série “Léonard”. Sempre com a eterna “guerrilha” do irascível e velho inventor Léonard e o seu mártir discípulo Basile, com as frequentes participações da cozinheira, do gato e da ratinha.
É uma obra salutar, belo remédio para os sisudos e os resmungões.
Mais uma vez, De Groot e Turk estão de parabéns.

LA MÉMOIRE DES NOYÉS - Edição Bamboo (Grand Angle). Autor: Jack Manini, segundo uma história original de Patrick Ordas e Patrick Cothias.
La Mémoire des Noyés é o terceiro e último tomo da série “S.O.S. Lusitania”, focando com uma necessária ficção, aspectos vários da tragédia naval e autêntica do traiçoeiro afundamento em 1915 no Oceano Atlântico, entre os Estados Unidos e a Inglaterra, do transatlântico “Lusitania” por um submarino alemão.
Quem traiu quem, para que esta tragédia tivesse lugar ceifando tantas e tantas vidas? Será que o espírito dos afogados ainda pode reclamar por um ajuste de contas?...

CUMBE - Edição Polvo. Autor: Marcelo D’Salete.
Brasileiro, este autor e desenhista tem obra publicada em vários países, além de participações suas em diversas festas (exposições, salões e/ou festivais) de Banda Desenhada.
Neste belíssimo álbum, “Cumbe”, se narram situações cruéis e de subentendidas vinganças, mesmo para além de mal escondidas histórias de amor, situações “infernais” que os escravos negros, sobretudo oriundos de Angola e do Congo, sofriam num Brasil luso-prepotente (mas era assim a época...).
Hoje, em teoria, o esclavagismo já não existe. Não?!... Marcante, este disfarçado sistema ainda é usado por muitas nações “árabes”, pois muito ingénuo africano que vai piamente em peregrinação a Meca, “desaparece” e não torna mais!... Mas há por aí muita hiena com forma humana que só sabe vociferar contra os portugueses, os espanhóis, os franceses, os holandeses, os ingleses, etc. Que pena que tal visão tenha os olhos desviados um do outro!
Contudo, “Cumbe”, é uma obra que deve ser lida.

ZITS EM CONCERTO - Edição Gradiva. Autores: Jerry Scott e Jim Borgman.
Hilariante! Simplesmente... hilariante!
O personagem central desta série, o jovem Jeremy, tem muitas afinidades com o popular Gaston Lagaffe. São ambos preguiçosos, aparentemente ingénuos, dorminhocos, desleixados e desarrumados, aptos em criar situações em que qualquer um “sai dos carretos”. De resto, Jeremy leva a vantagem de ser muito mais comilão que Lagaffe. Cada um no seu universo, um tanto paralelo e tangente, a nível de pódio, ganhariam ambos o primeiro prémio em ex-aequo.
Sempre que lemos um álbum desta divertidíssima série “Zits”, ficamos tristes quando ele chega “ao fim”. E agora? Quando é que vem o próximo?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário