quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SÉRIES DE TIRAS BD (1) - ORCE-MAN

Iniciamos hoje uma nova rubrica, dedicada a uma forma de banda desenhada - as tiras BD - cujas origens remontam aos primórdios da 9.ª Arte e que, desde sempre, tem usufruído de grande popularidade entre os leitores.
Pretendemos destacar algumas das melhores séries de tiras publicadas em jornais, revistas, álbuns, blogues e sites por esse mundo fora, dando, naturalmente, maior ênfase àquelas que foram ou são ainda publicadas no nosso país, mas sem fazer disso uma regra, como, aliás, é hoje o caso.
Para começar, escolhemos "Orce-man", série da autoria (texto e desenhos) do cartunista granadino Carlos Hernández (que, recorde-se, esteve presente como convidado especial no salão "Moura BD 2013").
"Orce-man" tem como tema a Pré-História e é publicada, desde 1995, no diário "Ideal", tendo entretanto já sido editado um mini álbum com a compilação de algumas das melhores tiras.
O título da série faz alusão ao "Homem de Orce", um fragmento de osso, de grande valor arqueológico, achado em 1982 em Venta Micena, município de Orce, província de Granada (Espanha), com cerca de 0,9 a 1,6 milhões de anos. 
Através de um grupo de personagens heterogéneo e de um traço limpo e agradável, Carlos Hernandez consegue transformar esta série numa sucessão de gags e piadas que nos fazem rir da primeira à última tira.
CR











Sem comentários:

Enviar um comentário