quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A VIDA INTERIOR DAS REDAÇÕES DOS JORNAIS INFANTO-JUVENIS na memória de José Ruy (adenda ao n.º 14)


Adenda ao artigo 14) Clique & Flash

Satisfazendo a curiosidade do nosso leitor A. Santos, aqui deixo mais umas curiosidades sobre a parelha «Clique & Flash» cujas aventuras foram publicadas no «Tintin» português.
Efetivamente, o episódio da visita a casa do Vasco Granja foi feita pelo repórter Clique e seu assistente Flash, como se mostra nas páginas que acompanham este texto. A curiosidade está na reação do Vasco Granja a esta história.
Como já contei no BDBD, esta série foi idealizada pelo Diniz Machado para criar condições destes «heróis» de BD se tornarem título de revista, a substituir o de «Tintin», quando se concretizasse o colapso inevitável. Essa nova revista teria só colaboração portuguesa, para evitar a saída de divisas e a dificuldade em pagar os direitos para fora do País.
Foi-me dada «carta-branca» para criar os episódios, que se baseavam nas figuras da redação do «Tintin», com muita ficção, para dar o tempero necessário de modo a chamar a atenção dos leitores.
Convinha integrar o Vasco Granja nas histórias, pois era na altura figura conhecida pelos programas de cinema de animação que apresentava na RTP.
Como todos os outros episódios, este era completamente louco e inventado. A casa do Vasco Granja não tinha um pé direito tão elevado, mas a quantidade de livros e revistas de BD era considerável, pois mantinha pacotes na varanda, por já não caberem no interior da habitação.
O que o Vasco Granja não gostou, foi que eu dissesse que estava atrasado na entrega dos seus artigos para publicação, pois realmente entregava o material em lotes que dava para vários números.
Mas era um caso de humor, para criar a situação em que as duas personagens precisavam de ir a sua casa buscar os textos.
Então ficou aborrecido comigo dizendo que os leitores assim ficavam com uma ideia errada dele, que nunca falhava nas entregas.
Com o passar do tempo passou-lhe o amuo.
Formávamos uma equipa coesa e eramos amigos de verdade.
Como resultou esta tentativa de transformar o «Tintin» na revista «Clique & Flash», sabem já pelos artigos que escrevi.
José Ruy

2 comentários:

  1. ... E Vasco Granja teve toda a razão em ficar amuado... ;-)
    É que eu e mais alguns leitores, víamos essas histórias como VERDADEIRAS! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro ASantos, o que afirma é um elogio ao meu trabalho nessa altura. O facto é que na redação do Tin-tin não tínhamos a noção do efeito que estas histórias tinham no público, para além do entretém. Grato pela atenção de ler e comentar estes artigos que generosamente o «BDBD» publica.
      Abraço
      José Ruy

      Eliminar