sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

BREVES (20)



3.º SALÃO DE BANDA DESENHADA
DE AVEIRO CELEBRA "O MOSQUITO"
Inaugurou ontem, no Museu de Aveiro - Santa Joana, o 3.º Salão de Banda Desenhada, cujo mote é os 80 anos da revista "O Mosquito".
Destaque para os autores que "nasceram" com aquela revista (onde, obviamente, se inclui Eduardo Teixeira Coelho), mas também para outros autores portugueses que acompanharam a evolução da BD portuguesa noutras publicações como o "Cavaleiro Andante", "Mundo de Aventuras", "Diabrete", "Jornal do Cuto" ou "Tintin".
O salão pode ser visitado até 17 de Janeiro.








EXPOSIÇÃO "ESTÚPIDOS, MALDOSOS E SEMANAIS"... NA BEDETECA DA AMADORA
Também ontem, na cidade da Amadora, inaugurou a exposição documental "Estúpidos, Maldosos e Semanais. Uma Constelação em Torno do Charlie Hebdo".
No dia 23 haverá um debate associado a este evento com hora a divulgar posteriormente.
A exposição ficará patente até 30 de Janeiro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10:00 às 18:00 h.



ALMOÇO-CONVÍVIO DOS 80 ANOS DE "O MOSQUITO"
No próximo dia 16, sábado, realiza-se o já tradicional almoço-convívio entre leitores e admiradores da mítica revista "O Mosquito".
Depois do repasto, pelas 16:00 horas, haverá um colóquio com José Ruy ("Como entrei para O Mosquito"), nas novas instalações do Clube Português de Banda Desenhada (antigo CNBDI).



BRONCA EM ANGOULÊME (?)
Trinta nomes, muitos deles de "grandes" do mundo dos quadrinhos como Frank Miller, Chris Ware, Alan Moore, Milo Manara, Stan Lee, Emmanuel Guibert, Quino, Jiro Taniguchi, Joann Sfar ...
Trinta nomes indiscutíveis, mas apenas homens; nenhuma mulher.
O anúncio da lista de autores elegíveis para o Grand Prix no 43.º Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (entre 28 e 31 de Janeiro próximo) gerou um rebuliço no meio da nona arte, na última terça-feira, ao ponto de o colectivo de autores apelar para um boicote ao voto destinado a designar os três finalistas desta eleição reservada para profissionais da indústria.
A poucos dias da abertura de portas, a organização de um dos mais prestigiados festivais BD do Mundo tem entre mãos uma pequena batata quente...

Sem comentários:

Enviar um comentário