terça-feira, 19 de julho de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (98)

SAUDADE - Edição Delcourt, na Colecção Shampooing dirgida por Lewis Trondheim. Autor: Fortu.
Fortu (aliás, José Fortuna) é frânces, tendo nascido em Samur, a 1 de Janeiro de 1975. É porém, filho de pais portugueses. Apresenta-nos agora, num elegante preto-e-branco, uma série de breves narrativas que, no conjunto, têm o nome de "Saudade".
E o álbum apresenta-se assim: "Saudade é uma palavra portuguesa que exprime uma melancolia marcada pela nostalgia. A saudade evoca um desejo intenso por qualquer coisa que nunca virá, que poderia ter sido ou que se amou e se perdeu, mas que poderá voltar num futuro incerto".
Aqui se registam, com plena beleza, cinzentos e quase silenciosos gritos de alma, consequência de vivências do autor ou de várias observações suas pelo mundo onde se insere. É o fado que tantas e tantas vezes chora a saudade...
Parabéns, Fortu!



LA POUSSIÈRE DU PLOMB - Edição Delcourt. Argumento de Henri Labbé e Dominique Heinry e arte gráfica de Alexis Robin.
“La Poussière du Plomb” é um álbum com 210 pranchas, com base em factos verídicos, envolvendo vários jovens, dos 17 aos 25 anos, que residem em Roma. Uma  Roma, capital de um país que mal acabou de se desfascizar e onde a Direita se radicaliza e onde a Democracia Cristã e o Partido Comunista Italiano pensam já num “compromisso histórico”...
Traições, desilusões, prisões... Tais jovens verão e sentirão os seus destinos a oscilar dramaticamente. Os ideais são sempre muito bonitos, mas raríssimas vezes se conjugam com a realidade das situações...
“La Poussière du Plomb” é uma obra-BD a cuja leitura vivamente aconselhamos.



LE CRAIRVOYANT - Edição Soleil. Argumento de Antoine Tracqui, traço de Lucio Leoni e Emanuela Negrini, e cores de Cyril Saint-Blancat.
Os homens estão condenados a ser os brinquedos dos deuses? E o destino dos deuses não será bem semelhante ao dos homens, vindo também a morrer para serem substituídos por outros?
Em “Le Clairvoyant”, sétimo tomo da série “Oracle”, mantem-se uma espantosa viagem pela antiguidade grega, no desafio de bizarras e caprichosas guerrilhas entre deuses e homens.
O velho e famoso poeta cego Homero, é um dos principais personagens. Mas também, entre outros, os deuses Zeus, Hera e Ares... O tomo termina com uma espectacular imagem do doloroso sacrifício de Prometeu.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário