terça-feira, 23 de agosto de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (99)

JEUNE FILLE EN DIOR - Edição Dargaud. Autora: Annie Goetzinger.
Para quem é amante da Moda e das passarelas, este é um álbum por excelência versando o assunto.
Com o seu fino e belo traço, marcadamente feminino, Annie Goetzinger retrata aqui a bela vida do famoso Christian Dior (1905-1957), que revolucionou e inovou o mundo da Moda, tendo falecido devido a um súbito ataque cardíaco.
Annie Goetzinger esmera-se aqui com toda a habitual elegância do seu estilo e também, pelo que o tema exige. Para além da biografia de Dior, nas páginas finais do álbum, Goetzinger reproduz impecavelmente algumas das mais notáveis criações deste costureiro.
Como nota final, salientamos a aparição de algumas celebridades no decorrer da biografia, como Jean Cocteau, Marlene Dietrich, Rita Hayworth, Lauren Bacall, Humphrey Bogart e a “Begum” Aga Khan (aliás, Yvette Labrousse ou Om Habibeh, quando se casou com Aga Khan III).


LES ANGES DE NOSTRADAMUS - Edição Dargaud. Autores: o argumentista Raule e o desenhista Juan Luis Landa, ambos espanhóis.
Com este tomo, a editora francesa Dargaud lançou uma nova série que, até certo ponto, vai ser controversa: “Arthus Trivium”.
O enredo está encantadoramente impregnado pelas “Profecias” e aspectos da vida do famosíssimo e sempre discutível médico e bizarramente visionário/profeta, Michel de Notre Dame, vulgo Nostradamus.
Aceitar ou não os registos das misteriosas “Centúrias” (ou “Profecias”), cabe à “certeza” de cada um. Percebe-se que os autores jogam bem na sua obra, com um certo zig-zag...
Neste primeiro tomo, revela-se (ficção, claro!) que Nostradamus está velho, cansado e certo das suas visões, mas... agora apenas confiante nos seus três discípulos, Arthus Trivium, Angélica Obscura e Angulus Dante, os seus lealíssimos e aventureiros seguidores... Até que ponto?


LE SCULPTEUR DE CHAIR - Edição Delcourt. Autores: argumento de Jean-Pierre Pécau, grafismo de Igor Kordey e cores de Desko.
“Le Sculpteur de Chair” é o 4.º tomo da notável série “Empire”.
É uma espantosa  série de encanto, fantasia e História, pois os reais factos estão em hábil simbiose com a mera ficção. Até o futuro romancista Honoré de Balzac aqui aparece!...
Pois se o argumento nos empolga, é porém a arte gráfica do talentoso croata Igor Kordey que nos deslumbra em absoluto. Ah, se a maioria dos nossos desenhistas não fosse tão vaidosa e orgulhosa, bem que podiam aprender alguma coisa com o Kordey!...
Por esta série, o enredo viaja pelo tempo confuso de balbúrdias bélicas por este nosso mundo, pelo qual sobretudo, se degladiavam com tonterias e traições politicas, os impérios francês, inglês e russo.
Canalhices e astúcias não faltavam, como também não faltavam alguns exemplos, autênticos e/ou de ficção, de belo heroísmo.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário