domingo, 27 de agosto de 2017

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (23) - SPYROS ORNERAKIS (Grécia)


Spyros Ornerakis
Nascido em Chania, na ilha de Creta, em 1942, Spyros Ornerakis é um dos grandes e admirados valores das diversas linhas da lustração na Grécia.
Poucas vezes abordou a Banda Desenhada em si, mas tem imensas ilustrações em livros e revistas, tendo também, ocasionalmente, prestado a sua colaboração ao Teatro.
Fundou e dirige a Escola Ornerakis de Artes Aplicadas, onde ensina em especial, o desenho, o cartune e a animação por computador. No entanto, onde Spyros Ornerakis altamente mais se destaca, é no Cartune, onde o seu sarcasmo é atrevido e implacável.

Com quatro exemplos da sua arte nesta vertente de ilustração e paródia, aqui o registamos hoje, porque noblesse oblige, atendendo ao seu talento, ao seu humor e à sua diversão. É, desta vez, um registo curto, porém digno da nossa sincera admiração.
É que nem só do “misterioso” Arkas, se saboreia a graça e os “ataques” nas vias da Ilustração da risota pela Grécia. O espírito satírico de Aristófanes continua bem vivo!...
A terminar, apenas uma inocente pergunta nossa, mas singrando pela onda irónica: conhecem a obra do grande comediógrafo Aristófanes da Clássica Grécia?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário