sábado, 4 de novembro de 2017

BREVES (49)

VERVE DIGITAL TEM INSCRIÇÕES ABERTAS
No próximo dia 18 de Novembro, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana / Bedeteca José de Matos-Cruz, realiza-se uma "introdução à produção de BD, experienciada através da janela do computador", por Daniel Maia e Susana Resende.
As inscrições encontram-se abertas até um máximo de vinte participantes.
Mais informações podem ser obtidas clicando aqui ou pelo telefone 21 481 54 03/4. 



AMADORA BD 2017



Até 12 de Novembro ainda pode visitar o 28.º Festival Amadora BD, no Fórum Luís de Camões (Brandôa).
De entre as várias exposições, salientamos apenas algumas: "O Espírito de Will Eisner", "Jack Kirby - 100 anos de um visionário", "Tudo isto é Fado" (de Nuno Saraiva), "Revisão - Bandas Desenhadas dos anos 70", "Fernando Relvas - retrospectiva / outra perspectiva", "O Rio Salgado" (de Jan Bauer), para além da exposição central "Contar o Mundo - a reportagem em banda desenhada".
Quanto a presenças em sessões de autógrafos amanhã, dia 5, destaque para Marcello Quintanilha, Henrique Magalhães, Jan Bauer, entre outros. 
Pode conferir tudo sobre o Festival clicando aqui.




RAFAEL SALES


O jovem desenhista de Penalva do Castelo, Rafael Sales, está a terminar o 2.º tomo da série “Detective Raton, o Beirão”, a ser editado muito brevemente pela Escorpião Azul. Por sua vez, o GICAV, prepara uma exposição sobre a sua obra, a ter lugar em Viseu, provavelmente em Janeiro próximo.
Força para todos!



CORTO MALTESE EM EDIÇÃO DE LUXO

Sob o genérico “L’Arte di Hugo Pratt”, e incidindo nos 50 anos de Corto Maltese, em Itália, a Biblioteca di Repubblica / L’Expresso, está a reeditar com um certo luxo, a obra de Pratt, insistindo essencialmente nas aventuras de Maltese.
Daqui, por exemplo, o tomo “Le Celtiche”, cuja capa aqui apresentamos. Neste volume, ainda o dossiê “I Sogni Sono d’Oro, la Realtá è di Piombo” por Luca Rafaelli e outro, no final, “L’Universo Femminile di Hugo Pratt” por Michel Pierre.
Recorda-se que Corto Maltese, é também personagem do filme português “Zéfiro”, realizado em 1993 por José Álvaro Morais e com o actor Paulo Pires na pele do famoso aventureiro. Em DVD, este filme encontra-se integrado como “extra”, com o filme “Peixe Lua” do mesmo realizador.
Por sua vez, há poucos anos,a companhia teatral “Fatias de Cá”,com direcção de Carlos Carvalheiro, levou à cena um belo espectáculo (que de vez em quando é reposto), versando o episódio “Concerto em Ó Menor para Harpa e Nitroglicerina”, que pertence precisamente ao tomo “As Célticas”, onde Paulo Moura vive o personagem de Corto Maltese. Este espectáculo está gravado em DVD, com edição da “Fatias de Cá”.

Sem comentários:

Enviar um comentário